Com 80% das lojas fechadas, atuando ativamente com seu CRM e foco total em suas lojas virtuais Via Varejo já está em 70% da meta global batida

Dono das marcas Extra, Ponto Frio e Casas Bahia e com 80% das lojas físicas fechadas, atuando ativamente com seu CRM e foco total em suas lojas virtuais a empresa que recentemente criou uma aplicação em nuvem para que seus mais de 20.000 vendedores que estão em casa tenham ferramentas de venda em mãos, já está com 70% da meta global (on + off) batida tendo dias que chegou a mais de 80% usando apenas canais digitais

Tal revelação foi feita pelo CEO da Via Varejo, Roberto Fulcherberguer, que falou sobre o tema com o Brazil Journal, site criado e idealizado por Geraldo Samor.

De acordo com Fulcherberguer o resultado expressivo que é de 70% do faturamento pré-lockdown é obtido de “maneira consistente”, com alguns dias de pico na casa dos 80%.

"O segredo é o aumento das vendas online, que passaram de 30% do total antes da pandemia e agora perfazem cerca de 65%" (os 5% que faltam vem do 20% de lojas físicas que permanecem abertas no país, em localidades sem quarentena).

Ou seja, 3 sites (extra.com.br, casasbahia.com.br e pontofrio.com.br) contra 20% das lojas físicas abertas, temos um share de vendas de 7,15% apenas com as lojas físicas e 3 sites fazendo 92,85% do faturamento de uma mega empresa como o grupo Via Varejo.

A estratégia da companhia foi enviar ofertas baseadas no histórico de compras do cliente e pesquisas que ele faz nas redes sociais. A base total do sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) tem 85 milhões de nomes, 22 milhões dos quais compraram alguma coisa no último ano e 60 milhões nos últimos dois anos.

Somente a ferramenta batizada de “Me Chama no Zap” responde por 20% das vendas online. No final de semana, a companhia atingiu 10 milhões de usuários ativos em seus apps, contra 8,5 milhões no mês passado e apenas 1,5 milhão em junho de 2019.

“Quando a crise começou, muitos varejistas fecharam as portas e pararam de receber mercadoria. Fechou o depósito. Nós, não. A gente seguiu recebendo mercadoria porque entendemos que quem tivesse mercadoria ia ganhar o jogo. E nós estamos com mercadoria” completou Fulcherberguer.

Diante ao exposto acima, não podemos deixar de levar em consideração que hábito que está sendo adquirido nestes dias de isolamento social, certamente, mesmo após o fim desta fase muitas pessoas continuarão a repetir o mesmo comportamento pelo simples fato do ganho na destreza tecnológica assim como pela comodidade percebida.

Vale então a reflexão de não ficar apenas esperando tudo voltar como era antes mas acompanhar as evoluções pois o cenário pode ser ainda mais catastrófico para quem não se adequou a era digital que certamente foi antecipada facilmente em 2 ou 3 anos por ter forçado praticamente todos a buscarem o mundo digital como meio de consumo.

Colaborou Davi Bertozo, CEO da Full Soluções.

Fontes: https://www.baguete.com.br/noticias/27/04/2020/via-varejo-ja-esta-vendendo-70-do-que-vendia e https://braziljournal.com/exclusivo-via-varejo-vendas-ja-chegam-a-70-do-pre-lockdown