Dando vida a um negócio: começar pelas redes sociais ou pelo e-commerce?

Você já deve ter notado o quão enorme e vasta é a visibilidade nas redes sociais, não é mesmo? E se você é o tipo de pessoa que cogitou abrir um negócio na internet, mas não sabe se utiliza as redes sociais ou parte para o e-commerce, vem com a Full que esclarecemos tudo e  ainda te ajudamos a dar vida a sua ideia.

Seja através de redes sociais ou com e-commerce, marcar presença online é fundamental não só para a evolução dos seus projetos, mas para poder mantê-los vivos. Afinal, as pessoas são tentadas o tempo todo por inúmeras opções dos seus concorrentes, e devido a isso, ter uma loja conhecida e que passe confiança ao consumidor se torna um atrativo importantíssimo.

É necessário saber que lojas virtuais são geralmente recomendadas para empresas que já estão mais consolidadas e conhecidas no mercado. Pelo fato de que os clientes que buscam comprar em um e-commerce costumam estar atrás de um produto específico, e provavelmente, viram um anúncio ou já conhecem o seu negócio. Ao saber disso, é sempre bom lembrar que na internet não há muita interação entre cliente e vendedor, pelo fato do seu site ser uma vitrine para o produto e que apenas marcas muito consolidadas no mercado conseguem se manter sem ajuda das redes sociais.

E em casos onde se quer algo criado do zero, o primeiro passo é conectar-se as redes sociais para criar interação com o público, afinal ser conhecido ajuda a alavancar as vendas, passar credibilidade e popularizar sua loja. As plataformas mais famosas, como Facebook, Instagram e WhatsApp possuem suportes específicos para empresas e comerciantes as usarem como método de venda. Diferente do e-commerce citado anteriormente, vender pela rede social proporciona a oportunidade de interagir com clientes, oferecendo soluções para eles. Nesse caso quem deseja comprar consegue avaliar melhor o seu produto, por meio das opiniões de outras pessoas que já fizeram a compra (algo que ajuda e muito na hora da decisão).

Agora que você possui essas informações, podemos ressaltar as diferenças entre vender nas redes sociais ou por e-commerce, que seriam:

·         Tipos de clientes

Enquanto nas redes sociais é possível criar anúncios e oferecer seu produto em grande escala, os e-commerce costumam contar com clientes mais fiéis. Porém é recomendado que sua loja tenha os dois, pois assim você é possível ofertar o seu produto para um público maior e ser reconhecido em ambas plataformas. Para isso, basta anunciar nas redes sociais o seu produto e direcioná-las para a sua loja virtual por meio de links no ato da compra.

·         Relacionamento com os clientes

Afinal, a interação no e-commerce com seus clientes geralmente costuma ser bastante limitada. Ela geralmente acontece quando a pessoa já comprou em sua loja e forneceu um e-mail ou telefone que serve como canal de comunicação. Já nas redes sociais, há inúmeros métodos de contato, seja nos comentários das publicações ou na caixa de mensagem, o que ajuda bastante na hora da venda. Porém na Full, possuímos as melhores ferramentas de integração, na qual disponibilizamos o Chat do Facebook ou do WhatsApp no seu site de e-commerce (ou seja, unindo o útil ao agradável).

·        Métodos de compras

O ponto forte de se vender via redes sociais assim como dito anteriormente, é sobre uma interação melhorada; onde o e-commerce ganha na praticidade e na grande oferta de métodos de pagamento, como boletos, cartão de créditos e outros mais. O que é geralmente limitado nas redes sociais e que se é indicado direcionar o seu cliente para a sua loja virtual no momento da compra.

·         Formas de apresentar seu produto

A visualização do produto também é um grande atrativo, e nesse caso, as fotos que a sua loja irá publicar nas redes seriam fotografias mais naturais, mostrando o produto em seu uso cotidiano.Enquanto no seu site o ideal são fotos mais limpas, diretas e leves, além de possuir a ferramenta de zoom.

Este foi um breve resumo a respeito de vendas online, entre vender pelas redes sociais ou pelo e-commerce, de forma que evidenciamos as suas diferenças, vantagens e desvantagens. Nós da Full, esperamos ter sanado suas dúvidas, mas caso ainda precise de orientação sobre o tema estamos sempre disponíveis para ouvir e esclarecer suas questões, além de te encaminhar para o sucesso profissional.




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