Dicas para planejar sua loja online

Você decidiu abrir uma loja online. Provavelmente está empolgado e cheio de ideias, mas também um pouco intimidado. Então, vamos pelo começo. Existem algumas questões básicas a serem consideradas antes de começar a colocar a mão na massa, afinal um planejamento prévio poderá fazer diferença para o sucesso de sua nova empresa.

1. Não subestime o poder do nicho.

As melhores ideias nascem de passatempos, interesses e paixões. Você pode ver uma oportunidade onde ninguém mais estava presente.

2. Pesquise sua concorrência              

Antes de abrir uma loja online, é melhor investigar a concorrência. Faça uma busca pela Internet inserindo duas ou três palavras-chave ou frases que seus clientes-alvo provavelmente usarão para encontrar os tipos de produtos ou serviços que você pretende vender online. Em seguida, note as centenas de milhares (ou milhões) de páginas já online fazendo o mesmo.

Se os números são esmagadores, você precisará se tornar ainda mais de nicho ou planejar ser um comerciante competitivo e agressivo - o que custará tanto dinheiro quanto tempo.

Veja o que seus concorrentes já estão fazendo com sucesso (note se há uma abertura para fazer algo melhor) e como você pode integrar esses conceitos de uma maneira única ou diferente.

3. Crie seu perfil de precificação

Você pode ser competitivo e ainda obter lucro depois de levar tudo em consideração? Certifique-se de incluir todos os seus custos para obter uma resposta: Certificado SSL, hospedagem, plataforma, domínio, e-mail, taxas mensais, gateways de pagamento, taxas de processamento de cartão de crédito, publicidade, inventário, material de embalagem, etc.

4. Planeje seu programa de envio

O processo de envio e entrega dos produtos pode ajudar a criar ou a quebrar uma loja de comércio eletrônico. Ao se preparar para abrir uma loja online, pergunte a si mesmo:

·         Quais opções de transportadora você vai oferecer?

·         O produto será enviado de acordo com o peso e a localização ou você irá trabalhar com taxa fixa?

·         A sua fórmula de envio é baseada no tipo de produto?

·         E quanto a uma taxa de manuseio?

·         O envio não deve ser um centro de lucro e precisa ser razoável. A percepção de tarifas de transporte excessivamente elevadas é uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam seus carrinhos de compras.

5. Defina sua política de devolução

Isso precisa ser claro, detalhado e prático, de modo que, se você tiver experiência de retorno, seus clientes podem facilmente encontrar o que precisam e saber quais são os critérios para que um retorno seja aceito.

6. Crie sua política de segurança e privacidade.

Você deve ter uma política visivelmente publicada que indique o que você faz com a informação do seu cliente. Isso facilita a construção da confiança. Nunca coloque uma coisa nesta política e depois faça outra. Seja honesto, direto e indique exatamente como você gerenciará, distribuirá e usará informações do cliente.

Sua política de segurança deve explicar o que você faz, em detalhes, para proteger as informações de pagamento do seu cliente. Explique que você está em servidores seguros com SSL e por quê. Você é protegido por um serviço de verificação de terceiros? Quanto mais informações você puder fornecer, melhor para passar a confiança que seus clientes precisam para que eles compartilhem seus dados sensíveis com você.

7. Garanta fotos dos produtos

Quando se trata de vender online, os detalhes visuais podem fazer toda a diferença. Seus produtos devem ter fotos de qualidade. Existem muitos recursos excelentes para aprender a tirar as melhores fotos do produto.

Você também pode verificar com seus fornecedores para ver se eles têm fotos que você pode usar.

8. Escreva as descrições dos produtos

As descrições genéricas não são o suficiente, e nem as que são iguais às de todo mundo que vende a mesma coisa que você. São necessários detalhes, tamanhos, cores e dimensões, juntamente com alguns bons trocadilhos de marketing que fazem com que o cliente potencial perceba que eles precisam, querem, devem ter esse item!

Você vai acessar e organizar seus produtos você mesmo? Caso contrário, planeje contratar alguém para criar uma planilha ou fazer a entrada de dados para você (a terceirização pode ser sua melhor opção).

9. Desenvolva um plano de marketing e orçamento

Desenvolva um plano e orçamento de tempo e de dinheiro para divulgar sua nova loja online. O que você vai fazer para colocar o seu site "lá fora"? Não existe apenas "construí-lo e eles virão" no mundo online - você terá sorte se você for encontrado com essa abordagem. Sim, depois de abrir uma loja online, você pode começar a promovê-la sem gastar um centavo.

Se você quer levar muitos clientes de forma mais rápida para o seu site de comércio eletrônico, porém, talvez seja necessário investir em algum marketing.

As campanhas de pagamento por clique podem ser executadas desde algumas centenas a milhares de reais por mês, dependendo da competitividade do seu mercado. Executar campanhas de publicidade paga em mecanismos de busca e sites de redes sociais também exigirá um tempo para testar e sintonizar.

Definitivamente vale a pena gastar tempo descobrindo e brincando com todas as suas opções e, assim, criar um plano de marketing sólido antes de abrir uma loja online.

10. Crie um plano de ação de atendimento ao cliente

Sua agenda precisará incluir tempo para impressão, processamento e embalagem de pedidos. Além disso, você precisará separar algum tempo para responder as perguntas de e-mail ou telefone de clientes, atualizações de status do pedido e a inserção dos detalhes de envio.

11. Investigue opções de pagamento

Antes de abrir uma loja online, você deve pensar em como vai receber o pagamento. Você deve considerar as seguintes questões:

·         Você tem uma conta comercial para aceitar cartões de crédito?

·         Quais formas de pagamento você aceita? Cartões de crédito, depósitos bancários, boletos?

·         Você tem um gateway de pagamento (Pagseguro, Paypal, etc) para verificar, aprovar e processar cobranças em tempo real?

É recomendável rever todas as suas opções e as taxas associadas.

Estes são os princípios básicos para te ajudar a planejar antes de abrir sua loja online. Ter esses pontos resolvidos, podem te ajudar na revisão dos elementos para saber quais funcionam melhor em o seu conceito de e-commerce. Aqui na Full temos tudo que você precisa para abrir sua loja virtual. Seja Full você também!

Texto original: Canaltech




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